segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Tri-Criança transforma vida de jovens

O projeto também dispõe, uma vez por semana, de aula com uma contadora de história. “É uma forma de despertar o lado lúdico das crianças”, afirma Higino Vieira

Desde fevereiro deste ano, o projeto Tri-Criança Esporte e Cidadania nos Municípios Alagoanos, desenvolvido pela entidade O Consolador, vem transformando a vida de cerca de 600 garotos e adolescentes das cidades de Atalaia, Barra de São Miguel, Igaci, Maceió e Pilar.
O projeto, que passou por uma seleção pública nacional da Petrobras, tem como objetivo a promoção e o desenvolvimento do triathlon (natação, ciclismo e corrida). Além disso, existe a vertente de alinhar, na ação, o Conselho de Direito da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar, a Promotoria do município e a gestão municipal.“Existe ainda a ação do município, por meio de estratégias com as Secretarias de Educação, Esporte, Saúde, Meio Ambiente e Turismo”, comenta Higino Vieira, idealizador e coordenador do projeto.



Crianças do projeto praticam natação, ciclismo e corrida durante três dias da semana


Ideia surgiu a partir de outro projeto
A ideia de criar o Tri-Criança surgiu a partir do projeto Criança Integrada, também patrocinado pela Petrobras e desenvolvido pelo O Consolador. O projeto é desenvolvido apenas em Maceió há três anos, e atende cerca de 240 crianças. “Foi o projeto piloto para a criação do Tri-Criança”, diz
Higino.
Em seis meses de existência, o projeto vem mostrando resultados. Algumas crianças e jovens participam do Campeonato Alagoano de Triathlon nas categorias de iniciação em corrida, duatlo, aquatlo e triatlo.
“O transporte e alimentação de todos para o campeonato são responsabilidade das cidades”, afirma Higino.
Nos Jogos Estudantis de Alagoas deste ano, sete atletas conseguiram se classificar para as Olimpíadas Escolares – 12 a 14 anos, que serão disputadas em setembro na cidade de João Pessoa-PB. Quatro de Maceió, Atalaia e Igaci no ciclismo e três de Atalaia e Igaci no atletismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário