quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Amarelinhos visitam V Bienal Internacional do Livro

Legenda: As crianças visitaram todos os estandes infantis da Bienal
Legenda: Os amarelinhos se divertiram com os personagens da Bienal
Legenda: Crianças assistiram palestra durante a visita

As crianças que são atendidas na sede do O Consolador com ações de educação em tempo integral, visitaram na quarta-feira (26/10) a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que aconteceu no Centro de Convenções em Jaraguá. A idéia da participação dos alunos no evento foi aproximá-los ainda mais do universo da leitura.

Muito animados, os alunos fizeram questão de visitar todos os estandes, ligados ao universo infantil. “Eles ficaram muito felizes em participar da Bienal. Essa atividade fora da sala deixou o dia diferente e foi mais uma maneira de fazer com eles se aproximem da leitura”, contou Sidney Pereira, educador da ONG.

Para a professora das crianças, Lyara Patrícia, a visita à Bienal foi muito importante para o desenvolvimento pedagógico delas. “Foi um momento de interatividade, onde aqueles que gostavam de livros se interessaram ainda mais e aqueles que não gostavam, também se aproximaram da leitura. Eles voltaram para as aulas, mais interessados”, afirmou.

Os amarelinhos além de conhecerem vários estandes, também acompanharam algumas performances, espetáculos e contações de histórias. “Eles ficaram encantados com a variedade de livros e as apresentações que aconteceram durante a visita. Foi muito importante para eles, participar desse universo”, disse a professora.

Ainda durante as visita a Bienal, as crianças ganharam algumas revistinhas e livros de poesia. “A maioria das crianças não tem condições de comprar livros, mais foi bastante interessante a interação com alguns expositores, que chegaram a doar revistinhas, como foi o caso do Sesi e da Escola Mario Broad com livros de literatura”, completou Sidney.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Doação de brinquedos e muitas brincadeiras marcaram o encerramento da semana da Criança

Legenda: As crianças tiveram a oportunidade de escolher o brinquedo que queriam
Legenda: Crianças junto com os alunos do curso de Publicidade e Propaganda
Legenda: Participaram das atividades cerca de 50 crianças
Legenda: Cama elástica foi palco de muita pirueta e diversão
Legenda: Alunos de Publicidade e Propaganda junto com o coordenador pedagógico da ONG
Legenda: Futebol também foi uma das brincadeiras da festa das crianças
Legenda: Muita alegria e animação entre as crianças
Legenda: Durante as atividades houve ainda, um momento de união entre as crianças
Legenda: Mais de 250 brinquedos foram doados

Não faltaram sorrisos e brincadeiras na festa de encerramento da Semana da Criança, realizada no sábado (22/10), na sede do O Consolador. Cerca de 50 crianças que fazem parte das ações de educação em tempo integral chegaram cedo a instituição para aproveitar a manhã de integração.

A garotada participou de brincadeiras populares, como chimbra, amarelinha e elástico, de partidas de futebol e queimado, além da cama elástica, com muitos pulos e piruetas. “Estou adorando esse dia, para completar a semana legal que tivemos. Foi um grande presente com brincadeiras, passeios ciclístico e muita diversão”, disse Thaysa Gabriella, de 10 anos.

Além das brincadeiras, a criançada também ganhou presentes, que foram doados pelos alunos do 5º e 6º ano, do curso de Publicidade e Propaganda, da FAA/IESA. Ao todo foram doados 250 brinquedos, onde parte deles foram distribuídos para as crianças que estavam presentes e o restante, será entregue nos outros núcleos, que fazem parte dos projetos do O Consolador.

De acordo com Elvis Selestino de Oliveira, aluno da faculdade, a arrecadação de brinquedos fez parte de uma disciplina do curso, que acabou movimentado a todos para uma ação social. “Temos uma agência experimental, onde uma das nossas ações era fazer uma campanha para o dia das crianças. Conseguimos arrecadar os brinquedos e fizemos uma seleção de onde deveríamos doar. Gostamos da história do Consolador, que faz um trabalho interessante com crianças e dentro do perfil que procurávamos”, falou.

A doação que alunos do curso de Publicidade e Propaganda fizeram foi muito importante para O Consolador, que é uma Organização não Governamental, sem fins lucrativos. “Foi uma atitude louvável desse grupo e só temos a agradecer. Muitas dessas crianças não ganharam nada no dia das crianças, já que a maioria é de famílias carentes”, disse o coordenador pedagógico da ONG, Santana.

Quem tiver interesse em ajudar, O Consolador fica localizado na rua Professor Virgílio Guedes, 1006, na Ponta Grossa. A ONG precisa nesse momento de sua parceria, com doações de roupas, equipamentos esportivos e materiais de construções, para edificação da nova sede. Doações financeiras podem ser feitas através de deposito bancário, na conta do Banco do Brasil número 5.183-7, agência 0013-2.

Para quem preferir, a ONG também precisa de voluntários médicos, psicólogos, educadores, artesões, assistentes sociais e pessoas que estejam dispostas a ajudar. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 3326-3193.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Educadores do núcleo do Pilar participam de festa do Dia dos Professores

Legenda: Alex e Diego professores do núcleo do Tri na cidade do Pilar

Os educadores que fazem parte do projeto Tri-Criança – Esporte e Cidadania nos municípios alagoanos, do núcleo do Pilar, participaram no último dia 15 de outubro, de uma festa em comemoração ao Dia dos Professores, realizada pelo secretário de educação do município, Luiz Carlos.

O evento foi organizado para homenagear os professores da rede municipal e como prova da integração que acontece entre o projeto do Tri e a rede de ensino, os educadores Diego Moraes e Alex Pinheiro também foram convidados para a festa. “Foi uma lembrança importante, principalmente por não sermos professores da rede. É o reconhecimento do trabalho que estamos fazendo”, disse Diego.

Segundo Alex Pinheiro, o convite da festa “orgulho de ser professor pilarense” mostra a integração entre o projeto e a educação do município. “Hoje, estamos realizando atividades apenas no Caic, mais sempre que tem eventos da educação do município somos convidados para participar. Isso mostra a integração que está acontecendo no núcleo Pilar”, falou.

A festa começou por volta das 14h e contou com a presença do secretário Luiz Carlos e também do vice-prefeito, Renato Rezende. Durante o evento, ainda foram sorteados brindes entre os professores presentes.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Alunos do Tri participam da I Corrida do Cooperativismo

Legenda: Alunos do O Consolador durante a corrida do cooperativismo
Legenda: Alunos do O Consolador durante a corrida do cooperativismo
Legenda: Depois de correrem alunos do O Consolador aproveitaram para se divertir
Legenda: União da equipe do O Consolador durante a corrida do cooperativismo

Quatorze crianças que integram o projeto Criança Integrada e Tri-Criança – Esporte e Cidadania nos municípios alagoanos participaram no domingo, dia 16 de outubro de 2011, da I Corrida do Cooperativos, realizada pela JURISCRED. O evento aconteceu na enseada de Pajuçara e contou com mais de mil inscritos.

De acordo com o professor Sidney Pereira, que integra o núcleo de educadores da sede do O CONSOLADOR, essa atividade foi muito importante para as crianças. “Eles puderem avaliar como andam seu desempenho na prática esportiva, independente de premiação. Isso é muito importante para que eles se sintam valorizados”, disse.

Representando O CONSOLADOR participaram do evento Edmilson, João Victor e Jonathan da Silva, que integram o núcleo de Atalaia; os alunos André e Jonas, do núcleo do Pilar; Alisson, Anderson e Jonathan, que integram o projeto no Graciliano Ramos; Jonathan e Tatiane da cidade de igaci; Alex, Kemilly e Neilton da sede e Nestor, do Osman Loureiro.

A corrida começou às 7h30 e foi dividida nas categorias feminino e masculina, além de provas nas modalidades de 5km, 10Km e caminhada. O evento teve a temática voltada para educação: “Quer revolver? Eduque”.

A participação das crianças do O CONSOLADOR nesse evento foi determinada através da participação, assiduidade, compromisso com a escola e com o projeto que integra.

Confira o tempo dos alunos da ONG na corrida:

João Vitor (Núcleo Tri-Criança Atalaia) - 22min 30seg

Jonathan da Silva (Núcleo Tri-Criança Atalaia) - 21min 15seg.

Edmilson Sebastião (Núcleo Tri-Criança Atalaia) - 21min 33seg.

Jonas (Núcleo Tri-Criança Pilar) - 22min 03seg.

André (Núcleo Tri-Criança Pilar) - 23min 15seg.

Jonathan (Núcleo Tri-Criança Igaci) - 18min 40seg.

Tatiane (Núcleo Tri-Criança Igaci) - 22min 32seg.

Anderson (Núcleo Tri-Criança Graciliano Ramos) - 19min 06seg.

Alisson (Núcleo Tri-Criança Graciliano Ramos) - 18min 58seg.

Jonathan (Núcleo Tri-Criança Graciliano Ramos) - 21min 14seg.

Nestor (Núcleo Osman Loureiro) - 20min 31seg

Alex (Sede – Criança Integrada) - 19min 59seg.

Kemilly (Sede – Criança Integrada) - 22min 44seg

Neilton (Sede – Criança Integrada) - 19min 14seg.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Alunos do núcleo do Pilar participam de desfiles em comemoração a Semana da Criança




Três grandes desfiles pelas ruas da cidade do Pilar marcaram as comemorações da Semana da Criança no município. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, contou com a participação de alunos de todas as escolas públicas da cidade, entre elas 35 crianças que estudam no Caic e fazem parte do projeto Tri-Criança – Esporte e Cidadania nos municípios alagoanos.

Os ‘amarelinhos’ vestindo a roupa do Tri e capacetes, participaram do desfile em bicicletas, chamando a atenção por onde passaram. Os alunos foram os grandes destaques das comemorações. “A cidade parou para ver o desfile das crianças. Eles estavam nas bicicletas e todos vestidos com a roupa do projeto. Foi um momento muito bonito e emocionante, que funcionou para integrar os alunos do Tri”, contou o professor do núcleo, Alex Correia.

Os desfiles aconteceram na parte alta da cidade, na Chã do Pilar. No primeiro dia (07/10) o evento aconteceu pelas ruas do Loteamento Mangabeira. Na segunda-feira (10/10) foi à vez da região da Coab e para finalizar as atividades, no dia onze de outubro, o desfile ocorreu no Loteamento Manguaba. “A cidade já conhecia o projeto, mais não tinha idéia da dimensão. Passar por todos os bairros conseguiu mostrar a todos que estamos trabalhando para fazer a diferença na vida dos alunos do Tri”, falou o professor Alex.

A aluna do Tri, Elisa Mariano Ferreira, 13, participou do desfile com o sorriso estampado no rosto. Para ela, o evento se tornou especial por poder desfilar de bicicleta para todos de sua cidade ver. “Estou muito feliz em participar dessa atividade. A cidade toda veio olhar para gente de bicicleta, principalmente meus amigos e meus pais. Isso foi muito bom e só aconteceu por que faço parte do projeto. O Tri tem sido muito bom na minha vida”, comentou.

Para o secretário de Educação, Luiz Carlos, a participação do Tri-Criança nas atividades do município foi muito importante. “O Tri-Criança é um projeto arrojado, que tem feito diferença na educação da cidade do Pilar. Foi muito importante a participação das crianças nessa atividade, que é voltado para os nossos alunos da rede pública. Foi um momento lindo e de interação”, afirmou.

As comemorações pelo dia da criança também foram acompanhadas pelo vice-prefeito da cidade, Renato Rezende. “Esses desfiles são formas de valorização das nossas crianças. Foi uma forma diferente de comemorar o dia delas, penando em levantar a alta estima de todas. Sem falar que no final, elas ainda têm alguns brinquedos para se divertirem”, completou.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Aula no mar ensina técnicas de natação para crianças do Tri

Legenda: Crianças se divertiram bastante na aula no mar
Legenda: A aula trouxe mais de cinquenta crianças de três núcleos do Tri
Legenda: Professor Higino com o professor Luiz Carlos, secretário de educação do Pilar
Legenda: As crianças reunidas para a foto
Legenda: Antes da aula no mar, meninos e meninas tiveram algumas orientações básicas

Os alunos que integram o projeto Tri-Criança Esporte e Cidadania dos núcleos do Pilar, Graciliano Ramos e da sede, na Ponta Grossa tiveram uma aula diferente e especial no sábado dia (01/10). Cinquenta e cinco crianças participaram de atividades de natação no mar. A aula aconteceu na Praia de Pajuçara, em frente ao ginásio do CRB.

Meninos e meninas se divertiram bastante durante as atividades, que aconteceram dás 08 até às 11h. As aulas foram conduzidas pelos professores Higino Vieira, Alex Correia, Diego Moraes, Brígida Cirilo, Levy Sena e Deva Vieira. Alguns pais de alunos e o secretário de Educação do Pilar, professor Luiz Carlos Omena também acompanharam as aulas das crianças.

Para o professor Alex as atividades foram muito importantes para a descontração dos alunos e interação com outros núcleos. “Muitas crianças do Pilar entraram pela primeira vez no mar durante as aulas. Foi um momento muito importante para eles, que ainda não tem no núcleo aula de natação. Além de iniciarem na prática esportiva, ainda viveram momentos de descontração e interação com outros núcleos”, relatou.

Após as atividades, as crianças conheceram a nova sede do O Consolador, que fica localizada na Rua Amazonas, no Prado. “Para essas crianças foi um dia diferente. Elas ainda poderão conhecer a nova sede do Consolador. Ficaram muito felizes. No próximo mês devemos voltar com outras crianças, para a aula de iniciação”, falou.

A próxima aula no mar vai levar até a Praia de Pajuçara as crianças do núcleo de Igaci e do Osman Loureiro. Muitas delas, que não conhecem o mar. A aula será realizada no sábado, 08 de outubro, pelos professores Charles Torres e Paulo Victor.