terça-feira, 29 de novembro de 2011

Conferência do Direito da Criança e do Adolescente tem participação dos 'amarelinhos'






As crianças que fazem parte do projeto Tri-Criança- Esporte e Cidadania, da ONG O Consolador, com patrocínio da Petrobras, participaram durante toda a terça-feira (29/11), da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maceió. O evento aconteceu no auditório da Fits, em Mangabeiras.

Nas atividades os ‘amarelinhos’ puderam participar das discussões, que serviram para a criação de políticas públicas e ações voltadas para a melhoria e cuidado com os jovens. Participaram do evento, crianças do núcleo sede na Ponta Grossa, Graciliano Ramos e Osman Loureiro.

“As crianças estão podendo pensar em idéias para melhorar seu município e tendo a chance de serem ouvidas. A nossa expectativa é que a juventude construa um momento novo, pensando no que é melhor para ele e para seu próximo”, explicou o professor Higino Vieira, coordenador executivo da ONG.

Entre as crianças do O Consolador que foram para o evento, estava Artur Bertoni, 12 anos, do núcleo sede. “Participar desse evento foi muito importante, assim estamos sabendo o que será feito para a melhoria da nossa condição de crianças. Estou cheio de idéias que envolve saúde, transporte e educação”, comentou.

A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tem como objetivo geral mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento da política nacional e do Plano Decenal.

Segundo o coordenador pedagógico, Santana, as crianças estiveram bastante integradas no processo de discussão e foram elogiadas pelo comportamento durante a conferência. "Foi emocionante vê-los interagindo. Durante todo o evento, eles ficaram atentos e foram bastante participativos. Chamou a atenção de quem esteve na conferência, pela integração", disse.

Para esse ano, o tema escolhido foi “Mobilizando, implementando e monitorando a política Municipal, Estadual e Nacional e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. Tudo que foi definido no encontro deverá ser novamente discutido nas etapas estadual e nacional que ocorrerão em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário