quarta-feira, 8 de junho de 2011

Projeto Tri Criança realiza o segundo dia do curso de Triahtlon com Luiz Fernando Catta Preta no prédio-sede e na piscina da Escola Edson Monteiro

Nesta sexta-feira (03/06) o Projeto Tri Criança deu continuidade ao curso de Triahtlon para o aperfeiçoamento dos professores. No turno da manhã do segundo dia do curso foi realizado um momento de relaxamento e de conhecimento com os professores e o palestrante. A professora ministrou esse momento de relaxamento. O objetivo foi conhecer e sentir o ser humano, ou seja, o outro, através dos toques nas mãos.

Essa atividade foi dividida em duas partes: a primeira foi que os participantes andassem em círculo fazendo caretas e movimentos corporais, ou seja, como a educadora comentou “solte o animal dentro de você”. Já o segundo momento foi solicitado que todos os participantes fechassem os olhos, caminhasse, encontrasse o outro mais próximo e tocasse na mão dele e ele na sua mão. Nesse momento era para tentar conhece o outro através do toque das mãos e que passasse energia e pensamentos positivo para o outro (visto que atualmente, poucas pessoas lembram-se de fazer isso com seus semelhantes).

Após a sessão de relaxamento começou a parte teórica do curso. O professor Catta Preta iniciou a sua apresentação exibindo um vídeo sobre o Triahtlon, mostrando vários momentos de superação. Ele comentou também sobre a importância da idade do atleta para as competições e das dificuldades que o mesmo encontra de praticar o esporte e de conciliar as atividades depois do surgimento de novas demandas como: família, filhos, trabalhos e continuação nos estudos.

O palestrante também falou sobre o Ironman, a sua importância, a quilometragem de cada modalidade esportiva e os patrocínios que os melhores atletas conseguem participando deste grande evento. Logo após foi exibido um vídeo onde mostrava a parte final de um evento do Ironman onde apresentava o limite físico e o grande desgaste de uma atleta. O Professor comentou que atualmente isso é proibido pela Confederação de Triahtlon, o esporte deve mostrar momento de superação e de felicidade e não de um desgaste extremamente excessivo. Além disso, o Catta Preta falou e deu dicas para os educadores sobre a questão da resistência e flexibilidade dos movimentos. Temas importantes para um bom planejamento de treinamento de Triahtlon.

No turno da tarde, os alunos e os professores tiveram a sua aula prática, dessa vez a atividade foi realizada na piscina da Escola Edson Monteiro no bairro do Graciliano Ramos. O professor demonstrou os diversos movimentos do nado crawl, os melhores movimentos para adquirir velocidade durante a prova, como elaborar métodos divertidos para os alunos do projeto para iniciação na natação. Os participantes também entraram na piscina e coloraram em prática os ensinamentos do Catta Preta. Após a atividade prática aconteceu uma reunião para fazer uma avaliação e o que foi aprendido na aula prática. Os alunos realmente gostaram do segundo dia do curso, mal podia espera para o próximo dia diante de tanta ansiedade.


O momento de conhecimento do outro e do relaxamento





Aula prática com o palestrante Catta Preta na piscina








Avaliação da aula prática



Nenhum comentário:

Postar um comentário