terça-feira, 19 de junho de 2012

Amarelinhos conquistam ouro em jogos municipais de Igaci


A combinação de esporte e consciência ambiental resultou em educação aos alunos do Projeto Tri-Criança, patrocinado pela Petrobras. Através de uma caminhada ecológica, os amarelinhos, como são chamadas as crianças participantes do projeto, representaram suas escolas nos Jogos Escolares do Município de Igaci (JEMI), distante 157 km de Maceió. O evento terminou no último sábado, dia 16, com a conquista do ouro no atletismo.

Os alunos Rafael Nascimento e Tatiana Marinho, ambos com 14 anos, foram os grandes vencedores no atletismo. Eles são participantes do projeto, mas, na ocasião, representavam a Escola Municipal Casinha Feliz, onde estudam. Em segundo lugar ainda teve a chegada de Jonatha Williams, também assistido pelo Tri-Criança, mas vestia a camisa de sua escola, a Padre Farias Torres.

As solenidades de abertura dos jogos iniciaram na última quinta-feira, dia 14, quando a Tocha Olímpica passou por povoados da zona rural da cidade. Segundo a prefeitura, organizadora do evento, a passagem da tocha nos lugarejos aproxima os estudantes da cultura e costumes da própria comunidade.

Em todas as escolas visitadas foram plantadas mudas de Nim, Craibeira e Palmeira pelos alunos. No dia 15, a tocha chegou à zona urbana da cidade, quando foram iniciadas as competições de futebol, queimado, futsal e atletismo a todos os alunos com idade superior a 10 anos.

Para o educador Charles Torres, responsável pelo núcleo do Tri em Igaci, a conquista dos alunos foi motivo de orgulho. “Isso mostra que nosso trabalho está dando certo. O mais legal não foi a vitória, foi como ele participaram das competições. Eles curtiram muito, não ficaram tristes quando não venceram. Isso prova que eles já aprenderam que o importante é competir, se integrar. Agora é focar no  JEAL [Jogos Estudantis de Alagoas]”.

O JEAL é a eliminatória estadual para as Olimpíadas Escolares Nacional, onde os amarelinhos participarão no atletismo e ciclismo. As disputas acontecerão entre os dias 18 a 26 de julho, em Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário