Três adolescentes que integram o Projeto Tri-Criança – Esporte e Cidadania, da ONG O Consolador, com patrocínio da Petrobrás, viajaram na manhã de hoje (08) Olimpíadas Escolares, etapa infantil, que acontece entre os dias 9 e 18 de setembro, em João Pessoa - PB. Maria Aparecida Leite, 12, Neilton Santos da Silva, e José Rodrigo Ferreira da Silva, ambos de 14 anos, vão representar Alagoas, durante as competições de ciclismo.
Os atletas se classificaram para a competição durante os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), que aconteceu no último mês de julho. “Eles tem potencial para o esporte. Se classificaram depois de conseguir as primeiras e segundas colocações nas provas do Jeal”, contou Higino Vieira, coordenador executivo da ONG O Consolador. “Porém, são meninos novos, que estão começando agora no esporte. Essa é a primeira grande competição dele e vem como um grande desafio”.
Para Higino Vieira, independente de resultados, as Olimpíadas Escolares devem contribuir para a formação da vida esportiva dessas crianças. “Podemos perceber neles um talento. São jovens e tem um futuro pela frente que precisa ser trabalhado. Não podemos garantir a vitória, mais acreditamos na experiência que será adquirida. Infelizmente, eles tiveram pouco tempo de treinamento e ainda, faltam investimentos no esporte”, disse.
As Olimpíadas Escolares têm papel fundamental no projeto do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na detecção de atletas para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Depois da detecção, os jovens atletas passam a ter maior atenção do COB e das Confederações, e são incluídos nos projetos visando as olimpíadas.
Além das atividades esportivas, as Olimpíadas Escolares apresentam uma série de atividades sociais e culturais. A participação de atletas olímpicos já consagrados também é uma das atrações da competição. Os embaixadores do evento, ícones do esporte nacional, irão passar suas experiências aos estudantes através de palestras, demonstrações, cerimônias de premiação e atividades culturais.
Os atletas:
As crianças estão no Consolador a cerca de seis meses, quando o Tri-Criança foi implantando dentro de suas escolas. Neilton Santos é aluno do 8º ano da Escola Silvestre Péricles, no Pontal; José Rodrigo cursa o 9º ano, da Escola Antônio Amâncio de Melo Bastos, em Atalaia, enquanto Maria Aparecida, na Escola Casinha Feliz, em Igaci.
Com histórias de vida diferentes, os três dividem esse momento novo com ansiedade e muita expectativa. Rodrigo trabalha na feira da cidade de Atalaia, para ganhar alguns trocados e ajudar a família, com o esporte tem a oportunidade de aprender, desenvolver e crescer através da modalidade. Já Maria Aparecida, natural de Igaci, tem a oportunidade de sair do trabalho doméstico e participar pela primeira vez de um evento com atletas brasileiros.
Para o jovem Neilton Santos, um dos mais empolgados entre os participantes, o momento é de aprendizagem. “Gosto muito do ciclismo. Sempre andava de bicicleta por diversão e com a entrada no Tri-Criança, passei a enxergar o esporte como uma nova oportunidade. Espero ganhar, mais independente estou aprendendo. Quem sabe eu não serei um dos atletas nas olimpíadas de 2016. Pretendo treinar para isso”, falou.
Os atletas vão participar das competições de ciclismo, em categorias estradas individuais, revezamento e contra relógio. Eles competem nos dias 10, 11 e 12 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário